Saúde Bucal e COVID-19

Entenda a importância dos cuidados com a saúde bucal em meio à pandemia da Covid-19!

O reforço da higiene pessoal como um todo, principalmente das mãos, faz parte do protocolo de prevenção que está sendo amplamente divulgado pelas mídias. Contudo, os cuidados com a higiene bucal não devem ser negligenciados, afinal, a boca é uma das principais portas de entrada para o vírus.

A popular frase “a saúde do corpo começa pela boca”, nunca fez tanto sentido quanto neste momento de crise que estamos vivendo. Manter uma boa higiene bucal é uma importante forma de prevenção de doenças.

Antes de iniciarmos a higiene oral, é fundamental lavar adequadamente as mãos, pois elas estarão em contato direto com a escova de dentes, o fio dental e o higienizador de língua e bochechas.

Estudos já relataram que o estado de saúde do paciente com Covid-19 pode ser agravado caso sua higiene bucal não esteja sendo realizada de forma adequada, ressaltando que uma boa higienização da boca pode contribuir para evitar até mesmo complicações pulmonares, que podem tornar a doença ainda mais grave.

Para uma correta higiene bucal é necessário estar a atento à troca periódica da escova de dentes (em média a cada 3 meses), visando manter a sua eficiência na limpeza e evitar o acúmulo de micro-organismos. No caso de uma pessoa que estiver se recuperando de alguma infecção, a escova dental deve ser logo descartada, minimizando o risco de uma nova contaminação.

Para completar a assepsia, é essencial ainda a utilização do fio dental, do higienizador de língua e bochechas, e do enxaguante bucal. Isso porque, as regiões de dorso da língua, mucosa das bochechas e região de molares são as mais próximas da orofaringe, onde temos uma ampla camada de biofilme, que contém micro-organismos patogênicos, os quais podem ser deslocados para os pulmões durante a deglutição, respiração ou sono (momento que temos uma redução do fluxo salivar).

Pacientes que usam próteses, implantes e aparelhos ortodônticos devem seguir protocolos específicos, incluindo acessórios para auxiliar na limpeza.

Essas medidas de higiene bucal são importantes durante a pandemia do novo Coronavírus, mas também devem ser mantidas ao longo da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por outro vírus ou bactérias. Há diversas doenças que estão associadas à cavidade bucal e que podem ocasionar problemas em outros órgãos, uma vez que se trata de uma via de entrada para os sistemas respiratório e digestivo.

Por fim, uma dica de ouro é a forma correta de higienizar nossas escovas dentais e limpadores de língua, através da imersão em solução desinfetante à base de água, durante o tempo estipulado por cada fabricante.

Em caso de dúvidas, procure seu dentista para te orientar e relembrar os protocolos de higienização bucal.

Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: