
A odontologia está em constante evolução, não mais se restringindo aos tratamentos orais.
Atualmente, busca-se uma visão sistêmica da saúde e do bem estar do paciente.
A estética orofacial, mais conhecida como Harmonização Orofacial (HOF), foi reconhecida como especialidade odontológica, através da Resolução CFO nº 198/2019.
A capacitação nesta área ampliou a nossa habilidade em promover o equilíbrio das funções básicas da cavidade oral, além de buscar alcançar um padrão simétrico nos traços faciais.
O que é estética orofacial e para que serve?
A estética orofacial é uma parte da odontologia que busca a harmonia e o restabelecimento das funções orais, tanto mastigatória como respiratória. Por meio da remodelagem óssea, correção da postura dos músculos faciais e correção da respiração, o dentista consegue promover harmonia dental e funcional juntos, além do rejuvenescimento facial.
Essa especialidade odontológica busca a restauração da mastigação adequada, diminui dores de cabeça e na articulação da mandíbula, estimula a respiração pelo nariz e melhora as alergias e a apneia do sono. Também corrige a mordida e a posição dos dentes o que pode aumentar o sucesso da colocação de implantes futuramente.
Como o dentista começa a atuar nesse ramo?
Para poder atuar nesse ramo de estética orofacial, o cirurgião dentista deve passar por uma pós-graduação ou uma especialização no assunto. Nesses cursos é necessário que ele aprenda os diversos procedimentos que podem ser feitos.
Juntamente com as técnicas, o dentista deve dominar as recomendações e contraindicações de cada procedimento, bem como ter a clareza de explicá-los ao paciente e ser detentor de segurança para executá-los.
Quais procedimentos podem ser realizados nessa área?
Diversas técnicas podem ser utilizadas nessa área. Alguns procedimentos buscam principalmente a estética e recuperação da juventude, outros, aprimorar algumas funções básicas que foram perdidas ao longo do tempo.
Veja a seguir, alguns dos métodos utilizados:
Aplicação de toxina botulínica
Mais conhecida como botox, é uma neurotoxina que pode ser utilizada em casos de assimetria facial, rangimento ou apertamento dos dentes, dores de cabeça causadas por tensão e eliminação de rugas. Também pode ser aplicada em pessoas que mostram muita gengiva ao sorrir, mas por questão de melhoramento da estética.
Fios de dermosustentação e preenchimento com ácido hialurônico
Ambas as técnicas visam o preenchimento e sustentação de partes do rosto, melhoram a estética orofacial e promovem a simetria da face. O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso corpo e, por isso, não causa nenhum dano.
Já a poliodioxanona, o melhor dos fios de dermosustentação, são reabsorvíveis. Eles estimulam a produção de colágeno, auxiliam na estruturação da pele e na definição do contorno dos lábios (é o “lifting facial” sem a necessidade de cirurgia).
Bichectomia
Esta é a técnica que já faz uso de uma cirurgia simples, porém de recuperação rápida e consiste na retirada de acúmulos de gordura localizados em baixo da maçã do rosto (chamadas de bolas de Bichat). É recomendada para as pessoas que mordem as bochechas ao dormir. O resultado é um rosto mais alongado e com um efeito de blush mais pronunciado.
Esses são apenas alguns exemplos de procedimentos, mas existem diversas inovações no mundo da odontologia que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida e aprimoramento da estética facial.
Você pode marcar uma consulta conosco e para avaliarmos qual será a melhor estratégia para promover a saúde no seu caso. Entre em contato.
Fonte: dentcarecenter.com.br